Você escova a sua língua?

higiene bucal e lingua

Você escova a sua língua?

Você escova a sua língua?

Caso a resposta à pergunta tenha sido não, é hora de se ligar e incorporar esse hábito à sua vida. Se a resposta foi sim, será que você faz da maneira correta?

 

Faça um teste:

De frente para um espelho, coloque a língua para fora e examine-a. Se ela estiver com um aspecto rosado em toda a sua extensão, então você deve estar cuidando muito bem dela. Porém, se ela estiver com aspecto esbranquiçado/amarelado em sua superfície, então você deveria dar maior atenção a sua higiene bucal.

higiene bucal e lingua

 

Explicando:

A superfície da língua é semeada por inúmeras papilas, parecidas com pequeníssimos cogumelos que funcionam como receptores da gustação. Quando você se alimenta, muitos resíduos alimentares se acumulam entre elas. Se não forem logo retirados, esses resíduos são atacados por bactérias, causando fermentação que, por sua vez, liberam enxofre e outros compostos que possuem um terrível cheiro – provocando MAU HÁLITO. Esses resíduos alimentares fermentados lotam as papilas e formam uma camada esbranquiçada/amarelada e com aspecto gosmento, conhecida como saburra lingual.

 

Como resolver?

– Com limpadores de língua;

– Com a própria escova dental;

Em alguns casos, para iniciar o costume em raspar a língua, pode-se utilizar o cabo da própria escova, passando-o horizontalmente sobre a língua.

Então, ficou surpreso?

Agora você sabe da importância da higiene da língua – que é tão importante para a sua saúde bucal!

 

Curiosidade:

Você sabia que aproximadamente 80% dos casos de mau hálito são devido à falha na higiene bucal? E que a maior parte é relacionada à falta ou má escovação da língua?

Agora você já sabe!!