Gengivite e Sangramento Gengival

Gengivite e Sangramento Gengival

dentista_bela_vista

Oi pessoal, tudo bem?

Tenho notado  muitos pacientes meus e também seguidores do Instagram e Facebook com dúvidas sobre Gengivite e Sangramento Gengival. Por isso, resolvi escrever um pouco mais sobre isso.

Vamos lá!

Muitas vezes, após escovar seus dentes, você ainda é surpreendido por um gostinho desagradável na boca. Provavelmente sobraram resíduos de alimentos e placa bacteriana entre alguns dentes, que as cerdas da escova não conseguiram alcançar e eliminar. Talvez você não tenha essa sensação, mas pode notar que ocorre sangramento ao escovar, ao passar fio dental ou mesmo espontaneamente.

OS RISCOS

Além desse gosto inoportuno, você ainda corre sérios riscos adicionais: persistência de mau hálito, aparecimento de cáries e de doenças da gengiva. Por quê?

Porque é justamente na região entre os dentes (local de difícil acesso para a higienização) que há uma forte tendência de cáries e de problemas na gengiva de forma mais grave.

A SOLUÇÃO

É o fio dental. Ele chega até onde sua escova não consegue e remove aqueles últimos restos de alimentos que insistem em ficar entre os dentes, tanto nos da frente como nos de trás. E remove também a placa bacteriana: você a vê saindo dos dentes e ficando agarrada no fio dental, tipo uma “gosminha” esbranquiçada. Ela, a placa bacteriana é a responsável por vários problemas bucais, como o mau hálito e o sangramento.

Importante:
A pessoa que não tem o costume de usar fio dental ou que tem sua gengiva inflamada, quando começar a usar o fio dental pode se deparar com sangramento gengival. Isso é normal!!!!! E não pode ser motivo de deixar de lado o uso dele!!! Esse sangramento ocorre por trauma ou então justamente porque há placa dental causando inflamação no local – e inflamação gera sangramento. Conforme os dias passam e o uso do fio dental for realizado diariamente, a inflamação irá cessar e o sangramento também!!

Sangrou??? Continue usando!!!

gengivite-dentista-bela-vista

Como usar corretamente o fio dental

1) Corte um pedaço de aproximadamente 30 centímetros. Enrole uma ponta do fio no dedo médio de cada mão.
2) Prenda o fio esticado entre o polegar e o indicador, deixando livre um pequeno pedaço de uns 10 centímetros de fio dental.
3) Passe o fio entre os dentes, sem pressionar a gengiva, fazendo movimentos de “vai-e-vem”
4) Curve o fio formando um “C” sobre a superfície de cada dente – abraçando-os.
5) Repita a operação para cada dente, seguindo a sequência dos dentes de trás para os da frente.

Lembre-se: mesmo que não tenha dente ao lado, deve ser passado o fio dental no espaço que há entre ele e a gengiva (sulco gengival).

saude-bucal-gengivite

Outra dica:
O fio dental é necessário apenas uma vez por dia – bem passado, é claro!!

Nos casos em que somente caprichar na escovação e usar o fio dental não resolva o problema de mau hálito e sangramento, é necessário consultar o Cirurgião-dentista. Pode ser preciso realizar uma limpeza profissional ou raspagem profunda por um especialista em gengiva, um Periodontista. O importante é ter em mente: Gengiva saudável não sangra, certo?


Duvidas?

Espero ter ajudado.

Dra Vanessa

Siga-nos no Facebook, clique aqui.

E no Instagram, clique aqui.

Dicas diárias de saúde bucal especialmente para você.