Alimente seu Sorriso! Saúde Bucal x Alimentação

saude bucal

Alimente seu Sorriso! Saúde Bucal x Alimentação

saude bucal

Receita para dentes saudáveis:

Escove-os bem, use fio dental, vá ao dentista e coma os alimentos certos

 

O que uma maçã, uma fatia de queijo cheddar e uma posta de peixe têm a ver com o seu sorriso? Provavelmente a sua primeira ideia é de que a melhor atitude deveria ser ir correndo escovar seus dentes para deixar sua boca nova em folha. Mas, surpreendentemente, a saúde bucal pode começar pelo seu prato.

Tire proveito do cardápio de nutrientes que fazem aquela diferença para manter seus dentes fortes e sua gengiva protegida

saude bucal

Escovar os dentes após cada refeição sempre será uma atitude saudável, mas hoje sabe-se que muitos alimentos podem auxiliar na manutenção de nossa saúde bucal.

  • Alimentos Detergentes (maçã, pera, goiaba, cenoura, mamão, milho, etc): aumentam o fluxo salivar e limpam a superfície dentária durante a mastigação através do atrito do alimento com o dente. Os alimentos ricos em fibras e de consistência endurecida removem resíduos e placas em formação realizando uma “autolimpeza bucal”

  • Leite, Queijo e Derivados: modificam o pH bucal diminuindo a exposição do dente à acidez, que leva à formação de cáries

  • Chicletes sem açúcar: aumentam o fluxo salivar e atuam mecanicamente na limpeza bucal pelo atrito com os dentes

  • Cheddar e Queijo Suíço: estimulam o fluxo salivar, auxiliando na remineralização do esmalte dentário e ajudam a neutralizar a ação das bactérias

  • Uva Passa: pesquisadores identificaram nela quatro fitoquímicos que parecem impedir a proliferação das bactérias causadoras de cáries

Além desses alimentos, também são amigos dos dentes aqueles ricos em magnésio (nozes, grãos integrais e frutos do mar) e em beta-caroteno (cenoura, batata doce, brócolis e espinafre).

Entretanto, é importante lembrar que mesmo com a ingestão de alimentos considerados aliados de nossa saúde bucal, a escovação dos dentes é imprescindível. Estes alimentos são complementares e não substituem os cuidados usuais que devemos ter:

 

Escovação dos dentes e língua

+

Uso do fio dental

+

Visita periódica ao Dentista

 

Além disso, há também os alimentos que dificultam a manutenção da higiene bucal: são aqueles grudentos e/ou difíceis de remover da superfície dos dentes (balas pegajosas, cocada, bolachas recheadas, cereais matinais, etc ). Estes alimentos têm a tendência de grudar nos dentes e, ao invés de deslizar e auxiliar na higienização, dificultam todo o processo – sem falar na quantidade de açúcar, que é altíssima.

 

Gostaram?

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Dra Vanessa Thiesen – Dentista – São José